Brigadeiro de Abóbora e Amêndoas

Brigadeiro de Abóbora e Amêndoas
Brigadeiro de Abóbora e Amêndoas

Versão brasileira para a clássica combinação de sabores italiana. Abóbora e amêndoas formam uma dupla que você precisa conhecer! A cor fica uma graça; o purê deixa o doce ainda mais cremoso; e a apresentação, com palitos de amêndoa, é um charme. O sabor, bem delicado, lembra marzipã.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e amassada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de licor de amêndoas (amaretto)
  • 1 xícara (chá) de amêndoas cruas em palitos
  • manteiga em temperatura ambiente para untar as mãos

Como Preparar

  1. Numa panela média, misture o leite condensado, o leite, o purê de abóbora japonesa (veja a explicação no fim da receita) e a manteiga. 
  2. Leve ao fogo baixo e mexa bem com uma espátula. Quando começar a ferver, continue mexendo por 7 minutos, até a massa ficar bem cremosa, engrossar e se soltar do fundo da panela — ao mexer, raspe bem o fundo e a lateral da panela com a espátula para não queimar o brigadeiro. Para verificar o ponto, incline levemente a panela; o brigadeiro deve descolar do fundo. 
  3. Adicione o Amaretto e misture bem por 1 minuto. Transfira o brigadeiro para um prato fundo e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de enrolar.
  4. Abra 25 forminhas de papel (número 4). Preencha um prato fundo com as amêndoas e separe um pouco de manteiga para untar as mãos. 
  5. Para enrolar e confeitar os brigadeiros: unte as mãos com um pouco de manteiga. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole uma bolinha e transfira para o prato com amêndoas. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.
  6. Passe os brigadeiros pelas amêndoas para cobrir bem toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar. Se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa nas amêndoas. Sirva a seguir.

SOBRAS PLANEJADAS

Nesta receita, o purê de abóbora é uma sobra planejada do risoto cor de abóbora.
Para preparar do zero, basta seguir este passo a passo: numa panela pequena, coloque cerca de 200 g de abóbora japonesa cortada em cubos e ¼ de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — assim ela cozinha sem ficar aguada. Em seguida, escorra a água e amasse bem os pedaços com um garfo.

VERSÃO PARA AS CRIANÇAS

O brigadeiro de abóbora e amêndoas também tem uma versão para as crianças. Neste caso, basta seguir o modo de preparo e não incluir o licor.

Deixe um comentário